O que é DIALux Evo? Por que utilizar essa ferramenta?



por Rogério França

 

Nos últimos anos, os softwares de iluminação ou softwares de simulação luminotécnica, têm se mostrado extremamente úteis, no processo de elaboração de projetos de iluminação artificial.    

Os programas computacionais auxiliam, e muito, no trabalho dos projetistas, pois efetuam em um curto espaço de tempo o dimensionamento adequado e lançamento do sistema de iluminação, conciliando aspectos de visualização dos efeitos luminotécnicos, produzido pela iluminação artificial, aos critérios de desempenho visual e de eficiência energética, possibilitando examinar o impacto decorrente de diferentes decisões projetuais. [1]

A escolha de um software especializado para projeto de iluminação, adequado aos critérios normativos, garante um projeto com ambientes agradáveis e eficientemente energético, possibilitando assim a redução do consumo de energia em função da iluminação artificial.  

Baseada no estudo de Kaempf (2016) apresenta as preferências de cerca de mil profissionais de diferentes países em relação a diversas ferramentas indicadas para iluminação, modelagem e simulação. O DIALux, por sua vez, destacou-se entre os softwares mais utilizados pelos profissionais nos aspectos relacionado à iluminação, simulação e visualização. [2]

Deve-se lembrar, que o sucesso do programa se dá em função de uma série de fatores e vantagens que vamos listar aqui, mas afinal, o que é DIALux? Quais são as principais vantagens em utilizar essa ferramenta luminotécnica? 

DIALux, é uma ferramenta paramétrica de modelagem e cálculo luminotécnico, voltada para obtenção de resultados técnicos mensuráveis da luz, que permite criar ambientes em 3D, calcular e visualizar os dados e resultados por meio de uma interface gráfica intuitiva.  

Desenvolvido pela empresa alemã DIAL, o DIALux é um dos programas mais utilizados no mundo, o software é utilizado por mais de 680.000 projetistas de iluminação ao redor do mundo, está disponível em 25 línguas e conta com parcerias que possibilitam a utilização do software com diferentes catálogos de luminárias dos principais fabricantes. [3]

 

O DIALux está disponível em duas versões:

DIALux 4.13 DIALux Evo
Versão original, criada em 1994 e não recebe mais atualizações. Versão lançada em 2012, que apresenta várias inovações, aprimoramento de recursos e recebe atualizações periódicas.

 

O Dialux Evo é um verdadeiro laboratório de efeitos visuais, possibilitando a simulação real dos efeitos de luz de forma interativa, possibilitando trabalhar de forma associativa, o sítio, o edifício e seus ambientes e as unidades isoladas. Ao contrário de muitos softwares de iluminação, o DIALux Evo é totalmente intuitivo, simples e acessível.

A principal vantagem do DIALux Evo em relação aos seus concorrentes é o custo benefício, pois ele oferece estudos luminotécnicos precisos e completos de maneira profissional e está disponível de forma gratuita.

Exemplo de modelo criado no DIALux Evo, a partir de uma planta em dwg

 

Principais vantagens do DIALux Evo

– Integração com BIM (Building Information Modeling).

– Possibilidade de importação de objetos 3DS (3D Studio Max, SketchUp).

– Possibilidade de modelar o edifício como um todo, independentemente da quantidade de andares.

– Acesso aos arquivos IES e ULD dos principais fabricantes do mundo.

– Gerenciamento de bibliotecas: objetos, cores, texturas e luminárias.

– Cálculo de eficiência energética e poupança de energia.

– Cálculos da iluminação interna e externa simultaneamente.

– Possibilidade de criar cenários de luz e simulação da luz natural.

– Possibilidade de criar materiais e texturas por meio de arquivos JPG.

– Possibilidade exportar projetos luminotécnicos em DWG.

– Relatórios completos e personalizados.  

 

Onde estudar?

Cursos de especialização que ofertam disciplinas centradas no DIALux têm sido os mais procurados. O Master em Iluminação & Práticas Projetuais em Arquitetura e o curso Master em Lighting Design do IPOG oferece dois módulos em sua grade curricular, outra opção é o curso de curta duração em DIALux Evo – Cálculos Luminotécnicos.

 

Referências:

[1] BOGONI, B. M. M. Utilize uma ferramenta para projeto de iluminação artificial (Artigos e FAQs – AltoQi).

[2] MORAES, Júlia Silva de; MUROS ALCOJOR, Adrián; BITTENCOURT, Leonardo Salazar. Avaliação integrada do desempenho visual e eficiência energética pelo DIAlux evo 8 para projetos de iluminação artificial. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 11, p. e020005, 2020. ISSN 1980-6809.

[3] DIAL GMBH. DIALux evo 9. Version history. 2020.

KAEMPF, J.; PAULE, B. Lighting retrofit in current practice Evaluation of an international survey Switzerland: IEA Solar Heating and Cooling Programme, 2016.

 


 Sobre Rogério França:

Rogério França é Doutorando em Arquitetura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; Mestre em Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Eficiência Energética e Conservação de Energia por meio da integração da luz natural e artificial pela Universidade Mackenzie; Possui Especialização em Iluminação e Design de Interiores pelo IPOG; Especialização em Conforto Ambiental e Conservação de Energia pela FAU/USP; Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Uninove; Especialista em DIALux Evo pela DIAL GmbH, Alemanha. Possui quinze anos de experiência em iluminação, tendo atuado como Arquiteto Lighting Designer e Coordenador de Projetos em empresas como: Rexel USA- Electrical Supplies; Sonepar Company, Havells Sylvania e Telem Iluminação e Cenotecnia. Realizou diversos projetos, dentre eles: Estação Maracanã no Rio de Janeiro, BHB Hotel em Belo Horizonte e Havells Sylvania em São Paulo. Professor convidado em cursos de Pós-Graduação do IPOG e UPM.
Site.: www.rogeriofranca.com
Instagram: www.instagran.com/_rogeriofranca




Ao acessar o nosso site, você concorda com o uso de cookies para garantir a você a melhor experiência no nosso site.