25 julho 2019 O avanço da especialização em iluminação no Brasil

Durante minha trajetória como arquiteto, combinada à docência, sempre busquei manter em meu radar as principais demandas apresentadas pelo mercado, para com isso oferecer formas de aprimoramento aos meus alunos. Assim, ganha-se o segmento como um todo, e ainda mais, o desempenho da nossa profissão.
Nos últimos anos, o crescente interesse pelo aprimoramento nos conhecimentos sobre iluminação, manifestado nas salas de aula e também nos projetos que tenho desenvolvido, me fizeram idealizar uma especialização totalmente desenhada para suprir as lacunas comumente deixadas pelos cursos acadêmicos sobre a iluminação. Quando abordado nas grades, o assunto tende a aparecer de forma superficial e pouco explorada, em alguns casos.
Foi assim que nasceu o curso Master em Iluminação e Práticas Projetuais em Arquitetura, o qual coordeno e é oferecido em parceria com o Instituto de Pós-Graduação IPOG. Tema antes já abordado como complementar no Master em Arquitetura e Iluminação; agora ganha protagonismo nesta nova especialização, totalmente focada no desenvolvimento de futuros light designers.
Quais profissionais podem fazer a especialização em Iluminação?
Todos os profissionais que buscam entender melhor as formas de se aplicar a luz em seus projetos, sejam eles arquitetônicos, de engenharia, dentre outros, se beneficiam dos conhecimentos apresentados em uma especialização da área. Engana-se quem pensa que apenas arquitetos e designers de interiores se interessam pelo assunto.
Com uma abordagem prática, combinada aos conceitos teóricos que regem o comportamento da luz, podemos contribuir para as seguintes áreas:
– projetos arquitetônicos;
– projetos de interiores;
– cenografia;
– montagem de eventos;
– layout luminotécnico de vitrines e lojas;
– projetos de automação e de segurança;
– entre outros.
Quais os ganhos de um projeto que conta com assinatura de um light designer?
Convido você a acompanhar neste portal uma série de matérias que estamos preparando para apresentar projetos luminotécnicos inovadores, descritos pelos próprios light designers que os assinam. Dessa forma, será mais fácil entender como a luz pode enriquecer um ambiente e atender a objetivos específicos como:
– conforto visual;
– efeito decorativo;
– eficiência energética;
– conferir foco a detalhes importantes de um ambiente;
– promover a acuidade visual;
– despertar reações de bem estar, euforia, relaxamento;
– criar cenários.
Logo, são inúmeros os benefícios que o uso correto da luz pode trazer quando projetada por um profissional. A tecnologia LED, além de possibilitar a eficiência energética, abriu extenso leque de configurações e aplicações da luz. A automação também trouxe uma forma organizada e inteligente de pensar a luz sendo utilizada no dia a dia.
Para poder usufruir dos seus inúmeros benefícios, conte sempre com a ajuda de um profissional especializado na área.
Confira a entrevista que concedi à Revista Lume Arquitetura que fala sobre o ensino de iluminação no Brasil.