sobre nós

O Projeto Neuro in lab provém da parceria dos arquitetos Lorí Crízel e Jéssica Carbone, com suas renomadas expertises em neurociência aplicada à arquitetura*, com o Consultor Joe Weider, referência nacional em neurociência aplicada às áreas de estratégia, inteligência competitiva e desenvolvimento humano.

 

Nossa missão objetiva uma compreensão empática, através de metodologias que envolvem um robusto protocolo de processos investigativos com emprego de mensurações neurocientíficas, das experiências vivenciadas por usuários em variadas tipologias de ambientes frente às relações estabelecidas nos campos sensorial e comportamental, permitindo a realização de análise deste público e a sua interpretação e modelo relacional com o ambiente e/ou experiência vivenciada.

LORÍ CRÍZEL

Lorí Crízel + Partners Arquitetura

 

Autor do primeiro livro do Brasil sobre Neurociência aplicada à Arquitetura, Design e Iluminação | Membro da ANFA Center for Education Latin America da The Academy of Neuroscience for Architecture – ANFA | Arquiteto e Urbanista | Detentor do Selo CREA/PR de Excelência em Projeto Arquitetônico | CEO do Escritório Lorí Crízel + Partners Arquitetura | Mestre em Conforto Ambiental | Especialista em Neurociências e Comportamento Humano | Professor, Coordenador de Pós-Graduações nas áreas de Arquitetura, Neurociência aplicada a Arquitetura, BIM, Design e Iluminação e dos Programas Internacionais IPOGMundi do IPOG | Certificações Internacionais de Design Thinking e Light Design pelo Instituto Politécnico de Milão (Itália) | Atividades de imersão profissional/acadêmica em escritórios como Norman Foster (Londres), Zaha Hadid (Londres), Christian de Portzamparc (Paris), BIG (Copenhagen), Effekt Architects (Copenhagen), Concrete Architects (Amsterdã), Aires Mateus (Lisboa), Hassell Studio (Singapura), AEDAS Architecture (Singapura), Architects 61 (Singapura), Design Link Architects (Singapura), Tandem Architects (Bangkok), DBALP Jam Factory (Bangkok) e X Architects (Dubai) | Atividades Institucionais junto ao POLI.Design do Instituto Politécnico de Milão (Itália), McGill University (Canadá) e Universidade do Porto (Portugal).

JÉSSICA CARBONE

Jéssica Carbone Arquitetura

 

Arquiteta e Urbanista, Autora, Certificada em Economia Comportamental e Ciências Cognitivas, Especialista em Neurociência aplicada à Arquitetura, Especialista em Neurociências e Comportamento, Certificada em Neuromarketing e Neurociência do Consumidor pela Copenhagen Business School. Empresária, Professora de Cursos de Pós-Graduação, Membro da Academia de Neurociências para Arquitetura – ANFA, Colaboradora do Instituto NAD – Neuroarquitectura y Diseño do Chile. Mentora de Neuroarquitetura do Instituto As Valquírias (ONG, SJRP – BR), voluntária na OESA (Centros de Asylum Seekers Centres de Ajuda Humanitária) trabalhando com famílias de refugiados e crianças de diferentes partes do mundo na Suíça.

JOE WEIDER

Instituto Axon

 

Diretor de Operações (Chief Operation Office – COO) da Brainstorming Consultoria, empresa com 23 anos de mercado e clientes no Brasil, Argentina, Peru e Estados Unidos; Mestre em Administração pela Beulah Heights University ( Atlanta – USA); MBA em Gestão Executiva; Coordenador do MBA em Neurociência, Comportamento e Desempenho do IPOG, Professor convidado da pós-graduação em Neurociência da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, 20 anos de experiência em consultoria em Inteligência e Planejamento Estratégico, com atuação no Brasil e no exterior; Consultor especializado em aplicação de neurociência nas áreas de estratégia, inteligência competitiva e desenvolvimento humano; Professor de neurociência aplicada no Instituto Conectomus; Coordenador do MBA em Inteligência, Estratégia e Inovação no IPOG; Coordenador do MBA em Estratégia Competitiva, Inovação e Empreendedorismo no IPOG; Professor de Planejamento Estratégico e Cenários Prospectivos na Pós-Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação, da Universidade Federal de Goiás; Professor no curso de Pós-Graduação em Inteligência da Escola Superior do Ministério Público de Minas Gerais; Professor em cursos de MBA nas áreas de Indicadores, Governança Corporativa, Estratégia, Cenários Prospectivos, Inteligência Competitiva e Consultoria Organizacional; Instrutor do Programa EMPRETEC (ONU) no período de 2003 à 2006.

wearables

EEG – eletroencefalograma

Os dispositivos de EEG detectam, através de eletrodos ajustados aos participantes, as atividades elétricas do cérebro indicando em quais regiões estão ocorrendo atividades frente à experiência proposta.

EEG

Eye Tracking (rastreamento ocular)

O Eye Tracker é um dispositivo utilizado tanto em ambientes existentes, assumindo assim a aparência similar à de óculos convencionais, quanto adaptado em tecnologias de HMDs (head-mounted displays) para criar experiências de realidade virtual, estendida e imersiva.

Eye Tracking – Rastreamento Ocular

GSR – galvanic skin response (resposta galvânica de pele)

Os biossensores de condutividade para resposta galvânica de pele se dedicam às mensurações e métricas relacionadas à resistência/atividade eletrodérmica (EDA), como dados de frequência cardíaca, respiratória, térmica e sudorípara. Em especial, a mensuração da condutividade elétrica da pele é um indicador válido de excitação emocional.

GSR - galvanic skin response (resposta galvânica de pele)

HRV – heart rate variability (variabilidade do batimento cardíaco)

Biossensores que monitoram as condicionantes de variação no tempo entre os batimentos cardíacos, os quais são pertencentes ao Sistema Nervoso Autônomo (SNA), sendo este um regulador de funções autônomas como a própria frequência cardíaca, pressão arterial, atividade pulmonar, dentre outras.

HRV - heart rate variability (variabilidade do batimento cardíaco)

Face Reader (leitor facial)

A tecnologia de Face Reader pode ser utilizada de forma presencial e/ou remota. Através da captação das contrações musculares faciais é possível realizar análises de reações emocionais diante da exposição a uma dada experiência.

Face Reader (leitor facial)

HMD – head mounted devices (dispositivos montados na cabeça)

Os HMDs são equipamentos utilizados para proporcionar a seus usuários a experiência de imersão em realidade virtual/estendida. O HMD utilizado pelo Neuro in lab não apenas proporciona a vivência de antecipação de uma experiência ainda a ser proposta como materialidade, como também entrega a experiência de interação com o ambiente virtual, suas sensações como sonorização e espacialidade, detendo ainda a tecnologia de Eye Tracking integrada ao próprio dispositivo, o que possibilita o levantamento de métricas proporcionais àquelas mensuradas em ambientes existentes.

HMD - head mounted devices (dispositivos montados na cabeça)

colaboradores

Dra. Marivania Cristina Bocca

 

Psicóloga Clínica. Doutora em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação de Filosofia da Universidade do Oeste do Paraná – UNIOESTE, de Toledo/PR com co-tutela na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Doutorado sanduíche na UBI – Universidade Beira Interior – Covilhã/Portugal. Mestre em Psicologia Social e da Personalidade pela PUC/RS. Especialista em Psicologia Fenomenológico-Existencial pela UNIPAR, de Umuarama/PR. Especialista em Psicologia Existencialista Sartriana pela UNISUL, de Florianópolis/SC. Realiza estudos integrados entre a Psicologia Existencialista, Fenomenologia e Arquitetura. Investiga aspectos sociais, sociológicos e antropológicos da atitude humana, tendo como foco as questões relacionadas ao espaço, a temporalidade e ao lugar. Ministra a disciplina de “Psicologia e suas Interfaces com o Projeto” nos cursos de Design de Interiores: Ambientação e Produção do Espaço e Master em Arquitetura & Lighting, bem como a disciplina de “Psicologia: O Comportamento Humano “impresso” nos Ambientes” no curso de Master em Neuroarquitetura – IPOG.

Dra. Márcia Abel

 

Neurocientista, Fisiologista, Mestre e Doutora em Patologia Experimental e Comparada pela USP. Professora adjunta do Curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) e outros cursos na área da saúde. Docente e orientadora dos cursos de Pós-Graduação em Neurociência Aplicada à Educação e Neurociência Aplicada ao Futuro Sustentado de Pessoas e Organizações, na FCMSCSP. Professora no Master em Neuroarquitetura do IPOG. Experiência na aplicação dos princípios de neurociência direcionados à formação de pessoas, professores e profissionais do ambiente corporativo. Palestrante. Área de atuação: Neurociência da percepção e vieses perceptivos, linguagem, estresse, qualidade de vida, bem-estar e envelhecimento.  Autora de diversos trabalhos científicos, capítulos de livros, revisora e orientadora científica. Médica Veterinária pela UEL/PR.

Dr. Túlio Rocha Freire

 

Neurocirurgião formado em Medicina na Universidade Federal de Goiás, residência médica em Neurocirurgia pelo Hospital Santa Mônica em Goiânia, serviço credenciado pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. Atualmente, atuando no tratamento clínico e cirúrgico das doenças da coluna vertebral.

Neuroinlab

Ao acessar o nosso site, você concorda com o uso de cookies para garantir a você a melhor experiência no nosso site.