Entendendo melhor sobre Neuroarquitetura



Estudo relativamente recente, a neuroarquitetura tem se mostrado objeto de interesse dos profissionais atentos à evolução do ato projetual. Nas últimas décadas, o avanço dos estudos sobre o funcionamento do sistema nervoso estimulou várias áreas a compreenderem melhor como impactam o cérebro humano, e a arquitetura foi uma delas. Acompanhe a seguir sobre os passos dados dentro desta inovadora área para se atualizar.

O que é a Neuroarquitetura?

A neuroarquitetura é um estudo que busca aplicar as descobertas da neurociência aos espaços construídos, tendo como objetivo entender quais os impactos que eles exercem na cognição e nas sensações de quem tem contato com eles. Esses impactos nem sempre ocorrem no nível consciente do ser, portanto que a compreensão mais aprimorada de como o cérebro humano entende os espaços tem se mostrado uma necessidade aos arquitetos que almejam oferecer uma experiência completa aos usuários.

Quais elementos são analisados perante a Neuroarquitetura?

Para entender como os ambientes exercem impacto na forma como as pessoas se sentem ao terem contato com ele, podem ser analisados os seguintes elementos de um projeto:

– uso específico da iluminação;

– ventilação;

– aplicação de texturas;

– uso das cores;

– escolha dos mobiliários;

– divisão e amplitude dos ambientes;

Ao ter contato com os elementos compositivos de um projeto, o cérebro humano faz a leitura espacial permitindo que o organismo libere certos hormônios responsáveis pela sensação de bem estar, ou mesmo incômodo com o local. O foco da neuroarquitetura está em decifrar quais condicionantes permitem a liberação da sensação de satisfação perante os ambientes, permitindo com isso que os espaços sejam usufruídos em sua plenitude.

Onde posso me informar melhor sobre Neuroarquitetura?

Neste portal temos dedicado amplo espaço para a disseminação da neuroarquitetura por considerarmos uma vertente em plena ascensão na área, e com enormes contribuições para o sucesso dos projetos. Acompanhe as nossas publicações sobre o assunto para avançarmos conjuntamente nas recentes descobertas a respeito.

Temos também na Academia de Neurociência para a Arquitetura (ANFA) uma fonte referendada de pesquisa sobre o assunto. Sediada em San Diego, na Califórnia, a entidade foi fundada em 2003 e desde então tem se dedicado à difusão das pesquisas realizadas envolvendo a neurociência aplicada à arquitetura.





Ao acessar o nosso site, você concorda com o uso de cookies para garantir a você a melhor experiência no nosso site.