Conheça os bastidores do ArchDaily Brasil



*Crédito das fotos: Dani Galdamis

Quando iniciei os estudos para estruturar o portal Lorí Crízel + Partners sempre tive como principal referência o ArchDaily, considerado um dos mais conceituados sites de arquitetura em todo o mundo. Tido pelos arquitetos e designer como o “Google da Arquitetura”, o ArchDaily conseguiu dar visibilidade a milhares de projetos, além de difundir o conhecimento aprofundado sobre o mercado da arquitetura em escala mundial.

Portanto, para satisfazer a minha curiosidade e daqueles que, assim como eu, acessam diariamente essa plataforma virtual, tive a oportunidade de bater um papo bastante produtivo com um de seus editores aqui no Brasil, o arquiteto Pedro Vada. Confira a seguir o retrato dos bastidores do ArchDaily, revelados por um de seus editores.

Por dentro do ArchDaily Brasil
Contando com oito anos no ar em sua versão para o português, o ArchDaily é um portal de origem chilena que teve início em 2008, na versão em espanhol. Antes disso, seus idealizadores investiram na criação da plataforma Arquitectura e posteriormente na Urbana, ambos em 2006, verificando o grande apelo que o assunto gerou na internet. O arquiteto Pedro Vada, um dos cinco editores que trabalham na sua atualização diária aqui no Brasil, já soma cinco anos dedicados ao portal, em língua portuguesa.

Conforme explica Pedro, a cobertura dos projetos e novidades do cenário da arquitetura no portal se faz pela segmentação do idioma. “Hoje o ArchDaily, que teve seu início na língua espanhola por ser originário do Chile, é produzido também em Inglês, Português e Chinês. Ou seja, os projetos que divulgamos no ArchDaily Brasil também abrangem os países de língua portuguesa, o que inclui Portugal e países africanos, e não apenas os trabalhos feitos em solo brasileiro. Além disso, trabalhamos na tradução para o português de trabalhos difundidos no ArchDaily de outras línguas como o inglês e espanhol”, explica Pedro.

Estrutura do ArchDaily Brasil
* 5 editores, sendo que todos são arquitetos;
* 4 editores estão em São Paulo e 1 em Florianópolis;
* 2 estagiários estudantes de Arquitetura;
* 8 profissionais responsáveis pelas traduções;
* 1 contato comercial

Ascensão do site no Brasil e no mundo
O arquiteto Pedro Vada conta que a criação do ArchDaily teve como uma das referências a aclamada revista Domus. Ao perceberem o prestígio que a publicação assumiu no meio, e sua limitação quanto ao número de projetos divulgados por se tratar de um material originalmente impresso, os fundadores do ArchDaily resolveram investir em uma plataforma virtual que difundisse irrestritamente as inovações propostas na área, em tempo real.

“A revista Domus, referência até hoje para arquitetos do mundo todo, lidava com periodicidade da publicação e limite de páginas. Já o ArchDaily não precisou se limitar e nenhum desses dois fatores, podendo difundir um número irrestrito de projetos, com atualizações diárias”, explica Pedro Vada. A aceitação pelo ArchDaily foi tamanha que, em seis meses no ar, ele já ultrapassava o número de acessos da versão online da Revista Domus.

 

Escopo do trabalho do ArchDaily
Conforme explica Pedro Vada, o ArchDaily tem como diretriz dar visibilidade às soluções arquitetônicas implementadas em todo o mundo, atualizando profissionais quanto ao uso de técnicas, materiais, conceitos e design autoral dos projetos divulgados.

“Engana-se quem pensa que vai encontrar no ArchDaily apenas aqueles projetos faraônicos, de grande expressividade e orçamentos milionários. Temos como premissa nos atentar ao que está sendo feito de novo, mesmo que isso signifique dar visibilidade a um projeto de baixo custo, mas executado com originalidade e funcionalidade”, defende o editor.

Imersão arquitetônica
Uma vez ao ano, todos os editores e equipe técnica do ArchDaily, distribuídos mundo afora reúnem-se por uma semana no Chile para uma imersão no mundo da arquitetura, que eles tanto auxiliam a divulgar. Nestes encontros são traçadas as diretrizes seguidas pelo portal, discutidos avanços no portal, a condução da linha editorial, e o desenvolvimento tecnológico aplicado à plataforma.

Como ter um projeto divulgado pelo ArchDaily?
Para ter um projeto divulgado pelo ArchDaily, o editor Pedro Vada orienta que é preciso cadastrá-lo no site na aba de submissão de projeto, cumprindo todas as etapas de especificação e detalhamento solicitados na ficha técnica. Portanto engana-se quem pensa que pode pagar para ter um projeto divulgado na plataforma virtual.

Dica preciosa do editor:
Envie boas imagens do projeto. “A combinação de um descritivo completo, somado a boas imagens ajuda na escolha do projeto, que ainda precisa passar pela curadoria do conselho editorial”, alega.

O ArchDaily não trabalha com divulgação remunerada de projetos. Os anúncios comercializados no site dizem respeito apenas a espaços publicitários disponibilizados na página. Para isso, o portal conta com escritórios comerciais nos Estados Unidos, México, Brasil, Peru, Colômbia e o próprio Chile, seu país de origem.

ArchDaily em números:
* Em média 1 milhão e 200 mil acessos mensais no ArchDaily em língua portuguesa;
* Em média 1 milhão de acessos diários no ArchDaily em língua inglesa; * Banco de dados com mais de 40 mil projetos publicados em todas as línguas disponíveis;
* 12 novos materiais divulgados diariamente no ArchDaily Brasil entre projetos e traduções.

Engrandecimento pessoal e profissional
Para o arquiteto Pedro Vada, dedicar parte do seu tempo a avaliar e publicar projetos no ArchDaily é uma atividade que lhe mantém em constante atualização.
Além de ser editor do principal portal de Arquitetura no ar nos dias de hoje, o arquiteto ainda se divide entre dar aulas em duas faculdades, fazer mestrado em Urbanismo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e coordenar o laboratório de cartografia.

“Por meio do meu trabalho no ArchDaily consigo me manter em constante atualização e levar para sala de aula o que há de mais novo sendo pensado no mundo da Arquitetura. Assim como posso trazer para dentro do site respostas aos questionamentos levantados pelos alunos, e que mostram quais são os pontos onde precisamos avançar na profissão. Uma verdadeira troca de conhecimento que ajuda a engrandecer a profissão e a quem se dedica a ela”, reflete.





Ao acessar o nosso site, você concorda com o uso de cookies para garantir a você a melhor experiência no nosso site.