Arquitetura Multissensorial: como o espaço físico impacta o bem estar e a produtividade em home office

por Cal Coelho

 

 

Pensar a arquitetura significa discutir a interatividade entre o homem e o espaço. O objetivo central dessa discussão é desenvolver um olhar panorâmico e multissensorial, sobre as escolhas arquitetônicas que compõem o ambiente que hoje abriga a casa e o trabalho.

Devido a pandemia do COVID-19, houve um aumento de pessoas que passaram a trabalhar remotamente e muitos, sem o mínimo de estrutura para executar as suas tarefas. Apesar de algumas empresas  terem dado suporte aos colaboradores, por elas mesmas estarem despreparadas, estas foram a minoria.

 

Some-se a essa realidade, aulas remotas, filhos, limpeza da casa e produção da própria comida, para citar somente alguns dos desafios vividos.

 

Nesse contexto, esse trabalho tem por objetivos específicos:

  • Identificar os elementos multissensoriais que interferem positiva e negativamente na produtividade e bem estar, além de contribuir para uma relação mais saudável entre o indivíduo, o trabalho e o espaço físico. 
  • Apresentar estratégias e sugestões de melhoria para o espaço de trabalho, analisando a iluminação natural, artificial, cores, temperatura, ergonomia, ruídos, para gerar maior conforto, produtividade e bem estar. 

 

Para tanto, desenvolvemos o Questionário Multissensorial: Como está o seu Home Office? 

Além de poder avaliar a sua atual estrutura de trabalho, os participantes ainda colaboram na produção de um artigo científico. 

Coletaremos as respostas até o dia 15/01/2021, através do link: https://bit.ly/PesquisaMultissensorial-CalCoelho

 

 


Autoria: Cal Coelho
Instagram: @calcoelho

 

Ao acessar o nosso site, você concorda com o uso de cookies para garantir a você a melhor experiência no nosso site.